Ir para o conteúdo Ir para a barra lateral Ir para o rodapé

Sustentabilidade na Construção Civil

A sustentabilidade na construção civil é um assunto cada vez mais importante e discutido. A significativa quantidade de resíduos e entulhos produzidos em canteiros de obras, além das nocivas atividades de extração de matéria-prima e alta utilização de energia elétrica representam um enorme desafio na redução dos impactos provocados pelas construções.

Continue sua leitura e entenda o verdadeiro papel da sustentabilidade na construção civil, suas vantagens e o que deve ser adotado frente aos desafios socioambientais.

 

A importância da sustentabilidade na construção civil

A definição de sustentabilidade na construção civil é assegurar que antes, durante e depois das edificações sejam realizadas ações que reduzam os impactos ambientais, potencializem a efetividade econômica e promovam qualidade de vida para gerações atuais e futuras.

Reutilizar materiais, definir alternativas para a exploração dos recursos naturais e procurar novas alternativas de produzir e economizar energia são atitudes que minimizam os impactos da construção na natureza. Além disso, executam um papel essencial para tornar os processos economicamente possíveis.

Se hoje existe uma preocupação com a discussão sobre sustentabilidade em todos os setores da sociedade, no ramo da construção não poderia ser diferente. Afinal, o setor da construção civil utiliza inúmeros recursos naturais e produz quantidades abundantes de resíduos. Além do fator ético e ambiental, a sustentabilidade tem sido uma exigência do consumidor.

A grande maioria das pessoas vem mudando seus hábitos que antes prejudicavam o meio ambiente, desta forma surgindo a necessidade das construções sustentáveis.


Vantagens da sustentabilidade na construção civil

Envolvendo o consumo consciente de matéria-prima e o reaproveitamento de resíduos, a definição de sustentabilidade na construção civil traz inúmeras vantagens. Entre os principais benefícios podemos destacar:

  • Diminuição de gastos, através da otimização dos processos;
  • Mais conforto aos futuros moradores, garantidos por cuidados arquitetônicos sustentáveis relacionados ao monitoramento térmico, iluminação e outros fatores ambientais;
  • Maior conforto visual, propiciado pelos mesmo fatores;
  • Melhor argumento de venda, uma vez que o fator sustentabilidade é cada vez mais valorizado no mundo contemporâneo.

As tecnologias sustentáveis oferecem uma grande influência positiva sobre o meio ambiente. Além disso, elas atendem requisitos comuns da nossa sociedade, relativos aos cuidados com as pessoas e a natureza.

O incentivo fiscal à obras sustentáveis

Outro benefício bastante relevante ao aderir a sustentabilidade na construção civil são os incentivos fiscais por parte do governo, tanto federal, como estadual e municipal.

Desta forma, uma construção verde (ecologicamente correta), poderá contar com alguns financiamentos e descontos de impostos fiscais. Um dos incentivos que há em diversas cidades brasileiras é o IPTU Verde, desconto que é concedido para empreendimentos que implementam sistemas ecoeficientes como por exemplo:

  • Captação e reutilização de água;
    Utilização de placas solares para aquecimento da água;
  • Reciclagem de resíduos de materiais da obra;
  • Uso de placas fotovoltaicas para geração de energia.

Cada cidade que faz uso do IPTU Verde estabelece o valor do desconto, mas eles variam de 5% a 20%.

As principais práticas na construção civil

Denominado como edifício verde ou construção sustentável, o Green Buildings é um espaço que deve fazer uso de processos de sustentabilidade na construção civil em toda a sua concepção, construção e eventual demolição, ocasionando benefícios econômicos, ambientais e a saúde.

Essas edificações contam com exigências de segurança, praticidade e conforto necessários em uma obra, além de oferecer alta qualidade de vida para seus moradores.

O efeito gerado para a natureza deve ser o menor possível, e a economia de recursos, como água e energia elétrica deve ser significativa.

  • Gerenciamento adequado de resíduos

Com o objetivo de minimizar os impactos durante a realização de um empreendimento, é fundamental garantir o gerenciamento eficiente de resíduos. Como por exemplo o destino correto dos resíduos para locais de triagem ou aterros adequados.

Outra alternativa é investir em programas de gestão ambiental, propondo a separação de resíduos desde o início até o término das obras.

O processo de designar corretamente os materiais é um dos fatores mais importantes para a sustentabilidade na construção civil, sendo possível o reaproveitamento de recursos, a redução de custos de coleta e ainda a garantia que uma maior quantidade de resíduos seja reutilizada e destinada às usinas de reciclagem.

  • Invista em tecnologias

O gerenciamento do canteiro e das etapas de uma obra pode ser otimizado com a ajuda de softwares, sendo possível economizar energia e recursos.

Existem no mercado softwares capazes de auxiliar na elaboração de projetos e no acompanhamento das obras. Resultando em um processo mais assertivo para o cálculo da quantidade de materiais necessários, o tempo de construção, o controle dos insumos, entre outros fatores relevantes.

  • Evite o consumo exagerado de energia

Minimizar o consumo de energia é fundamental para a redução de danos ao meio ambiente. Por essa razão, ainda na fase de planejamento, é fundamental considerar as práticas simples para a sustentabilidade na construção civil, como o uso de recursos para iluminação e ventilação natural.

Outro fator que também garante a eficácia desse tipo de medida, é a adoção de materiais que demandam menos energia na produção e lâmpadas que gastam menos energia elétrica.


Um empreendimento consciente e sustentável, é capaz de evitar prejuízos ao meio ambiente. Assim, construir de forma sustentável é também uma forma de oferecer melhor qualidade de vida para seus moradores.

A Elias Paludo Incorporações é membro da GREEN BUILDING COUNCIL e nos dedicamos a proporcionar mais conforto e qualidade de vida a cada um de nossos clientes, sem deixar de lado o compromisso com o meio ambiente.

Deseja conhecer mais sobre sustentabilidade na construção civil? Então, acesse nosso blog e acompanhe mais artigos como esse.

Fazer um comentário

Enviar
Precisa de Ajuda?