Ir para o conteúdo Ir para a barra lateral Ir para o rodapé

SMART CITIES: O Conceito que já é Realidade no Mundo

Smart cities, também conhecida como cidades inteligentes, são sistemas de indivíduos interagindo e utilizando energia, materiais, serviços e financiamentos para estimular o desenvolvimento econômico e assim, melhorar a qualidade de vida. Esse conceito manipula o uso da tecnologia em seu processo de planejamento com a cooperação dos cidadãos.

O conceito smart cities já se concretizou como assunto de grande interesse na discussão global sobre o desenvolvimento sustentável e movimenta um mercado de soluções tecnológicas.

Hoje em dia, cidades de países emergentes estão investindo bilhões de dólares em artigos e serviços para manter o crescimento econômico e as necessidades materiais da classe média. Ao mesmo tempo que países desenvolvidos necessitam aprimorar a infraestrutura urbana já existente para continuar competitivos – para tanto, mais da metade das cidades europeias acima de 100 mil habitantes já possuem ou estão efetuando atitudes para tornar-se de fato Smart Cities.

Para te ajudar a entender melhor o que é preciso para uma cidade alcançar esse status, a Elias Paludo Incorporações listou algumas qualidades e informações importantes: 

  • Sociedade e social: aptidões em diferentes áreas precisam fazer parte dos objetivos, ou seja, ter acesso a cultura e fornecer um bom nível de educação são pontos fundamentais para medir o capital humano;
  • Economia e negócios: as smart cities devem promover o desenvolvimento econômico com planos locais para indústrias e iniciativas empreendedoras, dedicando-se a produtividade e tempo necessário para construir um negócio. O objetivo é ser eficiente para criar reservas econômicas e ser referência na qualidade do serviço;
  • Urbanismo e meio ambiente: aqui é preciso ter consciência sustentável, conforme a definição da Organização das Nações Unidas (ONU) que faz referência ao “desenvolvimento que supre as necessidades do presente sem comprometer a capacidade das futuras gerações”. Entre as iniciativas adotadas podemos citar: o planejamento urbano para reduzir a emissão de gases e poluição, acesso à água potável entre outros;
  • Mobilidade: esse ponto divide-se em dois tópicos. O primeiro é contribuir para a movimentação nas cidades, isto é, se faz necessário desenvolver soluções que ajudem as pessoas a se deslocar de forma segura. Em segundo lugar e não menos importante é a ampliação ao acesso aos serviços públicos, contribuindo com o desenvolvimento dos meios de transportes, oferecendo oportunidade a todas as classes sociais;
  • Referência global: ser referência de sucesso precisa andar junto com o impacto global e ambas serem metas a alcançar. Além de atrair investimentos estrangeiros é necessário desenvolver planos estratégicos de turismo e alguns indicadores referência no levantamento são: a quantidade de aeroportos, hotéis e congressos que ocorrem na cidade.

O objetivo das smart cities é oferecer mais qualidade de vida às pessoas por meio da tecnologia, desenvolvendo um ambiente mais estável, com segurança, sustentabilidade e custo de vida mais baixo. 

A primeira smart cities do país está começando a se estruturar. A Smart City Laguna ocupa uma área de 330 hectares e está localizada em São Gonçalo do Amarante, no Nordeste cearense.

O projeto é de um grupo italiano, Planet Smart City e foram desenvolvidas mais de 50 soluções inteligentes para os moradores. Como por exemplo: sistema de vídeo que permite monitorar as principais áreas públicas, as avenidas e ruas foram desenvolvidas para diminuir o fluxo do trânsito, a distribuição das áreas verdes foram pensadas para reduzir as zonas de calor, a iluminação urbana é feita com lâmpadas LED, pavimentação com piso drenante em blocos fotovoltaicos, rede elétrica  subterrânea, entre tantos outros.

Os recursos mais inteligentes em planejamento urbano, arquitetura, infraestrutura, tecnologia de informação e projetos sociais foram agregadas a esse projeto inovador, fazendo assim, o seu investimento inteligente valer a pena.

Compreendeu melhor o conceito de Smart Cities e todos os benefícios que elas podem oferecer?

Se ainda tem alguma dúvida, não deixe de entrar em contato com a Elias Paludo Incorporações, nós estamos de portas abertas para lhe atender e sanar todas as suas dúvidas.

Fazer um comentário

Enviar
Precisa de Ajuda?