Ir para o conteúdo Ir para a barra lateral Ir para o rodapé

Por que morar em um empreendimento sustentável?

A preocupação com o meio ambiente vem ganhando força e a adoção de práticas sustentáveis são necessidades que hoje se tornaram indiscutíveis.

Um edifício sustentável é projetado para produzir menor impacto à natureza, ganhando destaque como solução em moradia.

Essas modalidades de empreendimentos funcionam com custos ambientais menores, pois administra seus recursos e privilegia o uso de energia limpa. Outra questão importante é o reaproveitamento dos recursos. Todos esses aspectos têm grande influência no dia a dia dos moradores, já que gera ganhos imediatos e de longo prazo.

O que é um empreendimento sustentável?

Para um imóvel ser considerado sustentável, é necessário cumprir alguns critérios que se relacionam desde o emprego de materiais ambientalmente corretos até recursos associados à concepção arquitetônica do condomínio.

Um empreendimento sustentável precisa promover melhorias na qualidade de vida dos seus moradores, originar economia, contribuir para o desenvolvimento social, preservar o meio ambiente e gerar maior equilíbrio ao ecossistema.

A Elias Paludo Incorporações tem como objetivo preservar a vegetação nativa que está em torno de todos os seus empreendimentos. Por esse motivo somos membro do Green Building Council, instituição que valida o comprometimento com a construção sustentável e com a adoção de práticas eficientes e responsáveis do ponto de vista socioambiental.

Vantagens de morar em um condomínio sustentável

Em todos os setores hoje em dia existem ações no sentido de causar menor impacto ao meio ambiente. Isso porque, as iniciativas referentes ao meio ambiente alavancaram o bem-estar coletivo. 

As moradias sustentáveis proporcionam inúmeras vantagens que vamos te mostrar a seguir:

  • Economia com água: Soluções como instalação de torneiras automáticas com temporizador e o uso da descarga de duplo acionamento, sistemas de captação da água da chuva para o reaproveitamento da água na utilização doméstica, são alguns exemplos utilizados para ter menor gasto com a utilização da água.
  • Economia com luz: a utilização de recursos energéticos, quando ordenada em total aproveitamento, proporciona benefícios. Primeiramente em função da redução do consumo de energia elétrica representando equilíbrio ambiental, depois pela economia financeira causada pela diminuição do uso da mesma. Ambos pontos positivos são alcançados, pela utilização da luz solar na iluminação. Isso sem falar na iluminação de LED, que também é capaz de proporcionar maior economia na conta da luz e benefícios ao meio ambiente.
  • Valorização do imóvel: com o permanente crescimento da economia sustentável, a tendência é que os imóveis com essas características tenham maior valorização em relação aos que não adotam práticas sustentáveis. 
  • Qualidade de vida: além de todos os benefícios financeiros que já citamos até agora e da contribuição com o meio ambiente, morar em um empreendimento sustentável transforma de maneira significativa o cotidiano de toda a família. Um ambiente que preserva os recursos naturais e incentiva uma vida mais equilibrada contribui para o bem-estar e uma maior tranquilidade.
  • Integração com espaços naturais: a união do verde aos espaços da moradia tem objetivos bastante práticos, um deles é o controle da temperatura dentro dos ambientes, além de ajudar a purificar o ar.
  • Qualidade do ambiente: uma edificação sustentável é pensada para garantir conforto térmico e acústico aos seus moradores.

Como vimos até agora, os empreendimentos sustentáveis são mais do que uma tendência, eles devem ganhar cada vez mais espaço e aprovação dentro do mercado imobiliário.

Na Elias Paludo Incorporações você encontra imóveis que foram desenvolvidos com soluções sustentáveis, tudo pensado para proporcionar a você e sua família conforto, bem-estar e qualidade de vida.

E para você, quais são as principais vantagens de morar em um empreendimento sustentável?

Gostou do conteúdo? Compartilhe com seus amigos e nos acompanhe nas redes sociais para ficar por dentro de mais conteúdos como esse.

Fazer um comentário

Enviar
Precisa de Ajuda?