Ir para o conteúdo Ir para a barra lateral Ir para o rodapé

Iluminação do apartamento, saiba qual é a ideal para cada cômodo

A iluminação do apartamento tem um papel importante na hora de valorizar os espaços e deixá-los mais práticos e aconchegantes. Para acertar neste ponto não é simplesmente espalhar lâmpadas pelos cômodos, mas entender a funcionalidade de cada um e buscar uma boa harmonia.

Vamos abordar algumas dicas fundamentais para usar a iluminação a favor de cada ambiente, sempre pensando no bem-estar de quem vai usá-lo. Continue sua leitura e confira!

Sala de estar

A sala é um ambiente de interação familiar, utilizado para receber visitas, assistir a programas de tv, entre outras atividades. Na hora de pensarmos na iluminação deste ambiente devemos trazer conforto para essas diferentes atividades.

O segredo para uma boa iluminação na sala é a utilização de lustres que direcionam a luminosidade para o teto, assim o ambiente fica com a quantidade de luz adequada sem ser excessiva, trazendo aconchego ao ambiente.

Uma luminária posicionada em um canto, próximo de uma poltrona e uma mesinha, beneficia o espaço para quem gosta de leitura. É possível também, acrescentar alguma luz pontual em um quadro, móvel ou escultura para dar destaque.

Outra opção é instalar um dimmer e ter o controle da intensidade da luz conforme a atividade que vai ser feita no momento.

Iluminação indicada: 1500 e 3000 lúmens para o ambiente e 400 lúmens para o espaço destinado a leitura.

Cozinha

Na cozinha nada mais importante que a luz favorecer o uso do espaço. Para começar, tente valorizar ao máximo a iluminação natural.

Para ter uma boa luminosidade instale uma luz central que ilumine de forma geral o ambiente. Se você tem o costume de usar bastante o espaço é indispensável ter luminárias sobre as bancadas e a pia, facilitando o preparo de alimentos.

Caso na cozinha haja uma mesa ou bancada para fazer as refeições, tenha uma luminária sobre esse espaço, se torna mais agradável enxergarmos bem o alimento.

Iluminação indicada: 5000 a 10000 lúmens no ambiente.

Banheiro

O banheiro deve ser um dos mais bem iluminados para proporcionar uma boa visibilidade, pois nele, fazemos toda nossa higiene pessoal.

Ter lâmpadas instaladas nas duas extremidades do teto vai evitar as sombras, que aconteceriam no caso de ter só uma centralizada. Além disso, ter luzes ao lado do espelho e na parede da frente dele (deslocadas da frente do espelho), vão proporcionar ótima visibilidade.

Iluminação indicada: 4000 a 8000 lúmens para o ambiente. Espelho mínimo de 1700 lúmens.

 

Sala de jantar

Um ambiente onde fazemos nossas refeições diárias e deve proporcionar bons momentos de reunião em família.

O conjunto ideal será uma luminária sobre a mesa com boa iluminação, arandelas (luminárias de parede) instaladas em uma parede decorativa, que contenha uma pintura diferente ou textura.

O dimmer nesse caso se faz muito necessário para o controle da luminosidade e a adaptação do ambiente aos diferentes momentos.

Iluminação indicada: 3000 a 6000 lumens.

Quarto de dormir

O quarto deve proporcionar relaxamento e praticidade, ter boa iluminação no guarda-roupa e na cabeceira da cama são prioridades.

Evite lâmpadas de teto que causam uma sensação ruim vistas da cama, uma boa solução para esse problema é focar em luminária de chão. Para ter um ambiente de leitura aposte nas arandelas e abajures, que tenham interruptores próprios, para serem usados individualmente. No armário a luz embutida no móvel é uma ótima opção.

Podem ser adicionadas arandelas nas paredes laterais da cama para dar mais claridade ao cômodo. As lâmpadas amarelas são as mais indicadas, pois ajudam no relaxamento.

Iluminação adequada: 2000 a 4000 lúmens luz ambiente, 500 lúmens para luz de leitura e 400 lúmens para o armário.


Depois destas dicas, percebemos que a iluminação pode fazer toda a diferença nos cômodos do seu imóvel, valorizando as características de cada um e trazendo mais praticidade. Saiba também, como misturar texturas na sua decoração.


Gostou das dicas? O seu lar tem uma iluminação adequada para cada ambiente?

Fazer um comentário

Enviar
Precisa de Ajuda?