Ir para o conteúdo Ir para a barra lateral Ir para o rodapé

Healthy Building Certificate: conheça o Selo Casa Saudável

O Selo Casa Saudável é o primeiro certificado mundial concedido a construções, profissionais e produtos que promovem a saúde e o bem-estar das pessoas.

O Selo Casa Saudável para projetos certifica que o empreendimento atende uma série de padrões pré-estabelecidos que garante a qualidade dos materiais a serem utilizados, o desenho técnico, os projetos eletrônicos, hidráulicos e acústicos, o paisagismo, a sustentabilidade e a manutenção saudável.

Todos esses parâmetros são analisados e a certificação pode variar entre A, B ou C, sendo “A” a nota máxima possível. A certificação garante que o empreendimento tenha uma qualidade de vida superior e oportunize aos seus moradores bem-estar e saúde.


Como funciona a aquisição do Selo Casa Saudável e quais seus benefícios

O projeto é destinado, dentro de determinadas especificações, para o Instituto Casa Saudável, onde irá passar por uma série de análises documentais e avaliações rigorosas, que consequentemente serão processadas e, caso aprovadas com sucesso, o projeto é certificado com um dos selos.

Os critérios seguidos pela certificação, garantem que a qualidade de vida seja melhorada através do próprio ambiente.

Para ficar ainda mais claro sobre todos os benefícios que um empreendimento com esta certificação é capaz de proporcionar, listamos abaixo seus diferenciais. Confira!

  • Qualidade do ar

Diminuição na contaminação do ar em três esferas: química, físico-química e biológica. Esses princípios podem ser alcançados com a utilização de materiais de baixa radioatividade e que não liberam compostos tóxicos, diminuindo ainda mais a contaminação do ambiente.

  • Luminosidade

A iluminação deve ser o mais natural possível, para assegurar a absorção de vitamina D e a produção de serotonina (hormônio da felicidade).

  • Eletromagnetismo

A Organização Mundial da Saúde reforça que a exposição de pessoas a campos eletromagnéticos é prejudicial, podendo aumentar a chance de doenças como o câncer.

A preocupação é deixar essa poluição eletromagnética dentro de níveis mínimos, e a recomendação da certificação Casa Saudável é manter interruptores e tomadas afastadas 40cm das camas.

  • Acústica

A poluição sonora causa irritabilidade, distúrbios do sono e estresse. Desta forma, é fundamental que o empreendimento esteja localizado em ruas tranquilas e que quartos e áreas de circulação íntimas possuam manta acústica no piso.

  • Materiais de construção

Os materiais utilizados na construção do empreendimento precisam ser de baixa radioatividade, atóxicos e que não interfiram no campo magnético.

  • Qualidade da água

A água utilizada no projeto, além de ser potável, precisa ser saudável, com seu pH e componentes químicos fundamentais para uma vida sadia.

  • Projeto arquitetônico

Cada espaço deve refletir os seus moradores e ser único.

  • Paisagismo

O projeto de paisagismo deve contemplar plantas que ajudem a limpar o ar, plantas comestíveis e o menor número possível de plantas tóxicas, sem o uso de adubos pesticidas e herbicidas tóxicos.

  • Manutenção

Manter o empreendimento nos parâmetros de salubridade do selo, que envolve a utilização de produtos que sejam saudáveis.

  • Sustentabilidade

Ser sustentável é cuidar do meio ambiente, das pessoas e dos recursos financeiros. Algumas das medidas que podem ser tomadas durante o processo de construção é a gestão dos resíduos sólidos e efluentes gerados pela obra, chuveiro com vazão eficaz e descargas com caixa acoplada, que reduz o consumo de água em até 60%.


O Selo Casa Saudável (SCS) é coordenado pelo Healthy Building World Institute (Instituto Mundial de Construção Saudável), com sede nos Estados Unidos e presente em inúmeros outros países além do Brasil, o HBC oferece, desde 2014, suporte, consultoria e diferentes tipos de certificações para projetos, obras, edificações, produtos e profissionais da área da construção civil, buscando implementar a cultura das construções saudáveis.


Por que as construções saudáveis são importantes?

Inúmeros fatores têm impacto direto em nossa vida, e muitas vezes nem imaginamos quais são eles.

Iluminação, qualidade do ar interno, materiais utilizados na construção, acústica do local e campos eletromagnéticos – tudo isso é capaz de influenciar de maneira direta como você se sente, inclisive sua predisposição para desenvolver doenças.

O local onde as pessoas residem e trabalham é um fator determinante na saúde. Ambientes com problemas podem desencadear distúrbios do sono, alergias, cansaço, envelhecimento precoce, obesidade e tantas outras doenças.

O ambiente em que habitamos e trabalhamos deve nutrir nossos potenciais, gerando maior bem-estar. Ambientes saudáveis proporcionam qualidade de vida, disposição e aumento da produtividade em atividades do dia a dia.

Um empreendimento que conta com este selo traz inúmeros benefícios, para seus moradores e ao meio ambiente.

 

Se você é assim como a gente e também acredita que as pessoas devem ser a essência das edificações, compartilhe esse artigo com alguém especial que esteja procurando por maior qualidade de vida.

Fazer um comentário

Enviar
Precisa de Ajuda?