Ir para o conteúdo Ir para a barra lateral Ir para o rodapé

Exuberância e encantamento em meio a Mata Atlântica de Canela

Canela, no Rio Grande do Sul, é reconhecida pelas diversas atrações que possui e pela beleza natural que transforma a paisagem da cidade. Uma delas é a extensa área de Mata Atlântica, que contribui para criar uma atmosfera acolhedora, revigorante e encantadora. Em alguns locais de Canela, é possível conviver em harmonia com a natureza e aproveitar os momentos em contato com esse ecossistema.


Mas, você sabe o que é o Bioma Mata Atlântica?

Composto por diferentes formações vegetais, a Mata Atlântica possui cerca de 20.000 espécies vegetais e abriga uma diversidade de gêneros de aves, anfíbios, répteis, mamíferos e peixes. Sua biodiversidade é oito vezes maior que a da Amazônia, constituindo um dos últimos refúgios para diversas espécies da fauna e da flora ameaçadas de extinção. O Bioma Mata Atlântica costumava cobrir 15% do território brasileiro. Em Canela, ela está presente no Bosque de Canela (Reserva Privada do Patrimônio Natural) com 6,2 hectares e na FLONA de Canela (Floresta Nacional) com 563,5 hectares.


Para preservar a Mata Atlântica existe uma lei específica que regulamenta a proteção e o uso dessa biodiversidade. Esta norma tem como objetivo assegurar direitos e deveres das empresas e pessoas na exploração consciente dos recursos desse bioma. Nesse sentido, alguns critérios sustentáveis são colocados como regras e devem ser atendidos para dar andamento em construções e empreendimentos, principalmente focando em recuperar e conservar a vegetação nativa.


Além disso, a Lei da Mata Atlântica cria incentivos financeiros para restauração dos ecossistemas, estimula doações da iniciativa privada para projetos de conservação, regulamenta o artigo da Constituição que define a Mata Atlântica como Patrimônio Nacional, delimita qual é o domínio da floresta, proíbe o desmatamento de florestas primárias e cria regras para exploração econômica.

Sendo assim, para haver construções nesses locais, é necessário seguir uma regulamentação específica, sempre voltada a cuidar da vegetação nativa. Para iniciar um empreendimento na Mata Atlântica de Canela, é necessário entender como funciona o estágio sucessional da vegetação. Nele é possível categorizar a vegetação nativa em: estágio primário, estágio secundário avançado de regeneração, estágio secundário médio de regeneração e estágio secundário inicial de regeneração.

Os quatro estágios retratam a ordem de relevância ecológica da vegetação englobada na Mata Atlântica. A mais relevante delas é o estágio primário, seguido pelo estágio secundário avançado de regeneração, e assim por diante. A lógica da Lei Federal n. 11.428/2006 é simples, quanto maior a relevância ambiental, mais rigorosa a proteção. Ademais, as empresas que realizam construções nesse tipo de bioma devem observar as leis de compensação ambiental. Você pode encontrar mais informações acessando o site da Prefeitura de Canela.

Seguindo todas as normas e respeitando a biodiversidade de qualquer local onde um empreendimento seja construído, o resultado sempre será positivo para a sociedade e os moradores. A Elias Paludo Incorporações tem como foco entregar empreendimentos únicos, com detalhes repletos de exuberância e facilidades que preencham o dia a dia dos seus habitantes. Inclusive, o fator encantamento é um dos pilares para que cada novo projeto seja feito de forma exclusiva e personalizada. E esse encantamento também recai sobre a localização da sua nova moradia.

A Elias Paludo Incorporações tem como propósito preservar a vegetação nativa que está em torno de todos os seus empreendimentos. Por isso, é membro do Green Building Council, instituição que valida o comprometimento com a construção sustentável e com a adoção de práticas eficientes e responsáveis do ponto de vista socioambiental.

O selo GBC Brasil Condomínios garante que a Elias Paludo Incorporações crie ambientes mais saudáveis e produtivos, através de ações que reduzam os resíduos e aumentem a qualidade de vida, saúde e bem-estar.


Viver bem em meio a natureza, respeitando e preservando todo o ecossistema, conservando a biodiversidade local e praticando ações que tragam benefícios para a comunidade, são formas de garantir que o seu novo lar seja também a melhor maneira de morar.


Entre em contato conosco e conheça nosso novo empreendimento em Canela. Encante-se com a exuberância de viver rodeado por um ambiente singular e aconchegante.

Fazer um comentário

Enviar
Precisa de Ajuda?