Ir para o conteúdo Ir para a barra lateral Ir para o rodapé

Os efeitos da natureza em nossas vidas

Os efeitos da natureza possuem alto potencial de propiciar saúde e bem-estar em diversas formas. Principalmente em centros urbanos, em que o contato com ela costuma ser menor, estabelecer uma relação mais próxima com elementos naturais é um hábito fundamental para elevar a qualidade de vida das pessoas.

Efeitos da natureza e o contato com a área verde

Uma simples caminhada em uma rua arborizada ou a breve permanência em parques e áreas verdes são suficientes para proporcionar efeitos positivos ao corpo humano, assim como mostra o estudo: “A alma verde da selva de concreto: o século urbano, a penalidade psicológica urbana e o papel da natureza”.

Duas horas semanais em contato com espaços verdes, por exemplo, é um hábito que aumenta significativamente o humor e a sensação de bem-estar, assim como diminuir sintomas ligados ao estresse e à ansiedade.

Tais consequências da natureza contemplam desde adultos até crianças, que ao brincarem ao ar livre, também apresentam a imaginação e criatividade estimuladas. Segundo levantamento realizado pela Escola de Saúde Pública de Harvard, morar próximo a áreas verdes é outro fator que favorece a longevidade, na medida em que diminui riscos ligados a problemas respiratórios e renais.

Contato com a terra

Outro hábito que tem relação com a natureza e que proporciona benefícios terapêuticos é a jardinagem, uma atividade que contribui significativamente para a redução do estresse, conforme o estudo: “Jardinagem promove a restauração neuroendócrina e afetiva do estresse”.

A pesquisa mostra que o contato com a terra (envolvendo desde o tato até o olfato), seja em uma caminhada com os pés descalços ou plantando vegetais, é um hábito saudável à saúde física e mental, capaz de recarregar as energias.

Esse tipo de atividade é considerado pela Associação Brasileira de Qualidade de Vida (ABQV) como um antidepressivo natural que promove sensação de relaxamento e aumenta a disposição e o senso de responsabilidade com a vida.

 

Sons e sensações da natureza

O contato com a natureza, mesmo que indiretamente, é capaz de elevar o bem-estar. Um ensaio realizado pela Universidade de Birmingham, em que pacientes realizaram um passeio digital pelas Ilhas Britânicas, comprovou isso.

O contato com o som do vento, do mar e dos pássaros, mesmo que digital, foi o bastante para aumentar a sensação de bem-estar e qualidade do sono dos pacientes.

Principais cidades da Serra Gaúcha que ganham destaque por sua natureza exuberante

 
  • Nova Petrópolis

Para quem gosta de estar perto da natureza, ter um lugar para fazer exercícios ou até mesmo momentos de lazer, é muito bom morar próximo de um parque.

O empreendimento Lübeck fica a poucos passos da Praça das Flores, um lugar lindo com seus diversos canteiros e árvores ao seu entorno. É o ambiente ideal para caminhadas matinais, em especial na primavera e no verão, quando fica multicolorida.

 

 

Segundo dados do IBGE a cidade conta com o maior IDH (índice de desenvolvimento humano) em longevidade no Rio Grande do Sul e ocupa o 11° lugar nacional.

 

  • Canela

A cidade de Canela é repleta de espaços arborizados e canteiros floridos, além de parques naturais e amplas áreas verdes.

O Parque do Caracol é uma atração à parte, além da cascata de 131 metros de altura, com muita vegetação e fauna típica da região. O parque ainda conta com trilhas e passeio de trem.

O empreendimento Villaggio Caracol tem inspiração direta com um dos principais cartões postais da Serra Gaúcha, a Cascata do Caracol.

 


Um prédio totalmente residencial que atende aos mais elevados e modernos padrões construtivos e que alia a beleza de uma arquitetura contemporânea ao comprometimento com a sustentabilidade e o respeito ao meio ambiente.

A Elias Paludo Incorporações enxerga o contato com a natureza e seus elementos um diferencial importante na promoção da saúde e do bem-estar humano. Por essa razão somos membros da GREEN BUILDING COUNCIL.

Já que o contato com a natureza traz inúmeros benefícios, viver na Serra Gaúcha é um privilégio à nossa saúde física e mental.

Gostou das dicas? Então não deixe de compartilhar com seus amigos as vantagens que o contato com a natureza pode trazer para a sua saúde.

Fazer um comentário

Enviar
Precisa de Ajuda?