Ir para o conteúdo Ir para a barra lateral Ir para o rodapé

Comprar apartamento na planta vale a pena?

Para quem está ambicionando a compra de um imóvel, comprar apartamento na planta pode ser uma excelente opção. Isso porque investir em um imóvel que ainda está em processo construtivo tem inúmeras vantagens.

Um estudo realizado pelo MindMinders, em 2018, indica que sair do aluguel ou deixar de morar com a família ainda é uma das prioridades dos brasileiros.

No estudo realizado foram entrevistadas 2 mil pessoas pela startup, e constatou que 52% têm o sonho da compra da casa própria como algo essencial. Outros 60% acreditam que pagar aluguel é um desperdício de dinheiro e 59% dessas pessoas possuem o hábito de realizar um planejamento financeiro, mas apenas 39% economizam todo o mês para comprar um imóvel.

Na pesquisa os entrevistados sinalizaram algumas dúvidas e incertezas que estão envolvidas no processo de decisão da compra. Saber se a aquisição de um apartamento na planta vale a pena é uma delas.

Por esse motivo, vamos dar algumas dicas para você que ainda tem dúvidas se esta é ou não uma boa opção.

Vantagens de comprar um apartamento na planta

Antes de começar a tirar suas dúvidas, é necessário fazer uma avaliação sobre quais são seus objetivos para compra deste imóvel.

É para moradia ou investimento? Se for para moradia, qual o nível de urgência para ocupar o novo imóvel? Você paga aluguel e pode aguardar o tempo de construção do empreendimento?

Essas são perguntas fundamentais que você deve fazer para tomar a decisão de compra e analisar se vale a pena ou não.

A seguir, separamos as principais vantagens para te ajudar a decidir com mais segurança e tranquilidade.

  • Condições boas de pagamento e preço acessível:

Uma das principais vantagens de adquirir um apartamento na planta é o valor, que costuma ser mais acessível do que um pronto. O valor pode chegar até 20% mais barato que um imóvel pronto, os empreendimentos na planta exigem uma entrada mínima e as parcelas podem apresentar valores inferiores que o aluguel.

Além do que, algumas construtoras oferecem o benefício de parcelar a entrada do imóvel até a entrega das chaves.

Se você não tem urgência para realizar o sonho da casa própria, pode esperar o tempo da construção e, principalmente, quer comprar um imóvel com um valor mais acessível, um apartamento na planta pode sair mais em conta entre as possibilidades do mercado imobiliário.

  • No financiamento na planta, o imóvel é novo:

Quando um apartamento é comprado na planta, é necessário esperar a finalização da obra, mas você terá em mãos um imóvel construído com materiais novos, e sobre o qual a construtora terá total responsabilidade.

Adquirir apartamento na planta é uma garantia de estar comprando um imóvel com instalações novas e modernas. Isso te ajudará com a economia referente a manutenção do seu lar, além de permitir que você possa personalizar como achar melhor.

  • Mais tempo para economizar:

Durante o processo de construção, que geralmente é em torno de um ou dois anos, você terá tempo para se planejar financeiramente. Além de poder parcelar o valor da entrada.

Comprar um apartamento na planta apresenta um grande benefício: você consegue planejar todo o pagamento do bem em um período maior. É necessário pagar uma pequena parte do valor na fase da construção e a maior quantia depois que as chaves são entregues, podendo parcelar de acordo com as suas necessidades.

  • Isenção do IPTU até a entrega das chaves:

Os gastos com um imóvel vão muito além do pagamento da parcela dos materiais. Para todas as pessoas que ocupam um imóvel, há a necessidade de recolhimento do IPTU (Imposto sobre a Propriedade Predial Urbana). Mas por que estamos falando disso?

Porque essa é outra das muitas vantagens desse tipo de investimento. Ao comprar um imóvel, a cada início de ano você terá custos com o IPTU. Contudo, enquanto seu imóvel está em fase de construção, não há a necessidade de realizar o pagamento desse imposto até a entrega das chaves.

  • Segurança com a documentação:

Assim como a aquisição de um carro novo, comprar um imóvel na planta tende a ser mais rápido, com menos burocracias ao comprador. Como o imóvel não tem antigos moradores, não haverá problemas com registros incompletos, atrasos nos pagamentos de taxas e impostos, documentação atrasada, entre outros.

  • Valorização do imóvel:

Se no ato da compra o preço costuma ser mais acessível, um imóvel novo, bem localizado, com uma planta bem projetada, com certeza terá uma valorização maior depois de pronto.

Comprar um imóvel na planta pode render a você 50% a mais do que o valor investido.

Agora que você conhece as vantagens em comprar um imóvel na planta, e tem o sonho de viver em uma cidade capaz de proporcionar a você e sua família maior qualidade de vida, precisa conhecer o empreendimento Monte D’Angelo.

Localizado no centro de Canela, o empreendimento oferece área de lazer, promovendo bem-estar e momentos ao ar livre para desfrutar com sua família, além de muitos outros diferenciais.

A Elias Paludo Incorporações é Membro do GREEN BUILDING COUNCIL, uma instituição que valida o comprometimento a construção sustentável e com a adoção de práticas eficientes e responsáveis do ponto de vista sócio ambiental.

Fazer um comentário

Enviar
Precisa de Ajuda?