Escolher o imóvel ideal é o melhor momento na jornada de aquisição.
Conhecer diversos empreendimentos, analisar cada um, escolher seu preferido e fechar a compra são quase sempre passos que dão muita satisfação e deixam os compradores cheios de empolgação.
No entanto, depois de bater o martelo, o momento seguinte pode ser muito estressante: a burocracia na compra do imóvel.
Papéis, taxas, documentos – tudo é muito confuso e, por vezes, cansativo. Para ajudá-lo a entender e dar conta disso tudo, nós vamos explicar os principais pontos que envolvem a compra de um imóvel, tanto no que diz respeito ao financiamento quanto às burocracias.

A internet é sua aliada
Seja na hora de buscar as melhores taxas ou se informar – como nesse artigo – a internet facilita muito as coisas.
O momento econômico incerto traz uma vantagem para os compradores: a competição entre os bancos e financeiras tende a aumentar para alcançar as metas.
No aspecto jurídico e burocrático, a internet poderá ajudar sendo tanto um guia como um tira-dúvidas, uma vez que há vários canais de informação e respostas para as mais variadas questões que você poderá ter durante o processo de compra do seu imóvel.
Portanto, seja na busca pelas melhores condições de financiamento, seja na hora de pôr em dia a papelada, use a internet a seu favor.
Vamos aos documentos!
Para facilitar sua vida na hora de fazer a papelada, vamos começar pela parte burocrática, apresentando alguns dos documentos que cada parte deve apresentar.
Documentos do comprador:
- Cópia do RG;
- Cópia do CPF;
- Certidão de casamento ou união estável;
- Certidão de nascimento, para quem é solteiro;
- Comprovante de renda dos últimos 6 meses;
Imposto de Renda (IR); - Extratos das movimentações bancárias dos últimos 6 meses, para autônomos.
Documentos do vendedor:
- Certidões negativas do proprietário e do imóvel;
- Cópia dos documentos de identificação RG e CPF;
- Escritura pública para imóveis prontos;
- Registro de incorporação para imóveis na planta.
Obviamente, trata-se de uma lista básica de documentos e, a depender das circunstâncias, existe a possibilidade de que outros sejam requeridos.

Pré-aprovação do crédito
Para agilizar o processo, uma boa ideia é pedir antecipadamente a aprovação do crédito e, assim, saber o total que será disponibilizado. Desse modo, quando você encontrar o imóvel que deseja, já saberá suas condições de pagamento e poderá negociar melhor o seu investimento.
Para simular um financiamento, você pode acessar o site de instituições bancárias e financeiras. Na maioria dos casos, basta ter poucos dados, como sua renda mensal e valor do imóvel, para ter uma ideia do valor das parcelas, taxas de juros e prazo de pagamento.
Com esses dados em mãos, seu processo com certeza ficará muito mais fácil.
Um cuidado especial: entre a simulação e o contrato real pode haver diferenças.
Fique atento para verificar, principalmente, as taxas de juros reais cobradas. Por isso, é importante, na hora da simulação, conferir todos os dados para que os valores não mudem quando você precisar do crédito e já tiver um imóvel negociado.
Custos extras
Além de prestar muita atenção com os custos do imóvel em si – taxas de juros, valor de entrada, quantidade de parcelas – você não pode esquecer das taxas extras.
Para ajudar você a ficar por dentro, conheça algumas taxas e impostos que você terá após fechar o seu negócios:
- Registro do imóvel, entre 1% a 2% do valor;
- ITBI (Imposto sobre Transmissão de Bens e Imóveis), que custa 2% do valor;
- Escritura pública, com valor de 2% a 3%, mas somente para quem compra o imóvel à vista;
- Taxa de corretagem, que é variável e custa, em média, cerca de 6% do valor.

A dica de ouro para reduzir a burocracia
A compra de um imóvel, apesar de realizar um sonho, pode muitas vezes ser muito estressante – e isso é compreensível: a maioria das pessoas não trabalha no meio imobiliário e, portanto, não tem familiaridade com os processos, taxas e documentos.
Como proceder para ocorrer tudo de forma tranquila na hora de adquirir o seu imóvel?
Procure um profissional. Aqui na Elias Paludo Incorporações, temos experiência para você não se preocupar com nada e sair com a chave na mão.
Veja algumas coisas que nós ou algum de nossos parceiros pode fazer para facilitar a sua vida:
- Organizar e despachar todos os documentos do imóvel e do financiamento;
- Fazer a intermediação entre você e as instituições bancárias;
- Correr atrás da documentação necessária representando legalmente você para a retirada de documentos;
- Resolver situações burocráticas;
- Entregar os documentos nos prazos e da maneira correta.
Com isso, você fica com a parte boa e nós cuidamos do resto. Entre em contato e conte conosco para realizar seu sonho!