Ir para o conteúdo Ir para a barra lateral Ir para o rodapé

Como se preparar para o financiamento imobiliário

Comprar um imóvel exige um planejamento em diversas áreas e recursos financeiros para conseguir contratar crédito. Um possível comprador precisa avaliar seus objetivos e necessidades futuras se a decisão de compra for realmente o seu objetivo.

É necessário também ter uma renda mínima para o financiamento imobiliário, já que as instituições financeiras exigem todos os comprovantes de rendimentos.

Um financiamento depende de diversos fatores que devem ser comprometidos pelos futuros proprietários do imóvel. Um deles é o preço da unidade imobiliária que será adquirida e será base para os cálculos e simulações do valor das prestações.

Qual a renda mínima para conseguir o financiamento imobiliário?

O rendimento mínimo para adquirir aprovação ao financiamento imobiliário vai depender do valor do imóvel e da modalidade de crédito escolhida. As instituições financeiras costumam ter esses valores definidos, após a escolha do tipo de taxa a ser aplicada, o valor da propriedade e o total que será financiado.

Algumas empresas que oferecem financiamentos podem exigir que o potencial comprador tenha uma quantia que corresponda entre 20% e 30% do preço do imóvel desejado. Se você pretende adquirir um bem imóvel em torno de R$ 150 mil, o banco poderá exigir o valor de R$ 45 mil de entrada. Há algumas empresas que não apresentam essa exigência.

Como se organizar financeiramente para um financiamento?

Caso você esteja com planos em fazer um parcelamento para financiar um imóvel, entenda que é relevante a organização para essa etapa. Afinal, o valor do imóvel será parcelado no prazo máximo de 30 anos e durante esse tempo será preciso manter os pagamentos em dia.

Para te ajudar nessa organização listamos algumas dicas interessantes:

  • Faça uma simulação:

Através do simulador é possível entender as condições de pagamento e o valor máximo permitido a ser financiado. Se a instituição que você estiver fazendo a simulação exigir entrada, a ferramenta apontará o valor e você saberá quais rendimentos mínimos deverá ter.

  • Economize 30% de sua renda mensal:

Para conseguir quitar as prestações de um financiamento, comece economizando 30% dos seus rendimentos mensais, pois esse é o valor máximo que a empresa financeira poderá exigir.

  • Planeje seus gastos:

Planejar os gastos é fundamental para qualquer pessoa que esteja decidida a optar por um financiamento imobiliário. Defina uma média de preço para um imóvel e a quantia para dar como entrada. Em seguida, organize seus gastos e comece economizando todos os meses para alcançar seu objetivo.

Crie uma planilha e comece anotando todos os gastos mensais como: água, internet, energia elétrica, plano de saúde, educação, enfim, todos os valores fixos que você ou sua família tenha. Desta forma, você terá condições de visualizar todos custos pessoais e do valor que poderá ser economizado.

  • Estabeleça metas:

Defina metas objetivas e claras para conseguir preparar sua família para a aquisição do imóvel. Os objetivos devem ser bem definidos para que todos os integrantes compreendam que é possível realizar esse sonho.

Consultoria imobiliária pode ajudar?

Uma consultoria imobiliária pode facilitar a realização do financiamento, já que você poderá contar com a ajuda de consultores especializados. Eles vão auxiliar com dúvidas sobre todo o processo e indicarão a renda mínima necessária, fornecendo todas as informações para que você tenha o melhor negócio.

Empresas de consultoria imobiliária fornecem suporte personalizado para seus clientes sem fazer cobranças adicionais. Os profissionais que fazem o atendimento podem orientar o comprador para que entenda o seu poder de compra e realize simulações que estejam de acordo com seu orçamento.

Eles auxiliam a definir as melhores taxas de juros e outros pontos relevantes, ajudando a encontrar a melhor proposta para a aquisição do seu bem próprio. Indicam os prazos para pagamento das parcelas, os seguros obrigatórios e as vantagens em finalizar a negociação.

Análise de crédito

Os consultores imobiliários produzem uma análise de crédito para o potencial comprador e facilitam a compra do imóvel. Eles ajudam durante toda a negociação, verificam os documentos, preenchem formulários e encaminham o contrato para o registro em cartório. Uma equipe preparada pode realizar uma pesquisa completa e detalhada que servirá como base para a realização do seu negócio.

A consultoria imobiliária é fundamental para sanar dúvidas sobre o instrumento contratual e entender todos os termos inseridos nesse documento, sem custo adicional.

Agora que você já compreendeu melhor como funciona um financiamento imobiliário e como se organizar para que este seja aprovado já pode conhecer todos os nossos empreendimentos e vir escolher o seu!

Conte com a Elias Paludo Incorporações para tirar suas dúvidas e conhecer os melhores imóveis da Serra Gaúcha!

Fazer um comentário

Enviar
Precisa de Ajuda?