Ir para o conteúdo Ir para a barra lateral Ir para o rodapé

Como misturar texturas na sua decoração

Misturar texturas na decoração é uma tendência, elas ajudam a compor o estilo dos moradores, além de agregar efeitos visuais e táteis ao ambiente.

As diferentes texturas podem aparecer em tecidos de almofadas, tapetes, pisos, estofados e até mesmo nas paredes e azulejos. Harmonizar todos esses detalhes podem trazer efeitos de profundidade ao ambiente ou até mesmo proporcionar uma sensação de acolhimento.

 

O que são texturas?

Geralmente identificamos a textura pelo tato, mas também é possível perceber através de sua aparência.

Quando tocamos em uma madeira irregular, notamos que a textura é diferente de uma que já foi polida, por exemplo. Apenas fazendo essa referência você consegue visualizar a diferença entre cada uma delas. Esse é um excelente exemplo de como a textura é capaz de interferir na nossa percepção.

Tipos de texturas

Cada objeto, desde móveis a itens de decoração, possuem características que combinam, contrastam e personificam o seu lar. As diferentes texturas podem aparecer em vidros, tecidos, metais, pedras, madeiras, tijolos entre outros materiais.

São tantas as opções de decoração que muitas vezes fica complicado escolher qual estilo queremos. Conhecer os vários tipos de texturas ajuda muito a definir e saber o que fazer com cada uma.

Compor um mix de texturas ajuda a criar um contraste e desenvolver qualquer ambiente do seu imóvel, mas antes de qualquer coisa é necessário pensar na proposta do cômodo. No quarto, por exemplo, você pode desejar um ambiente que transmita mais comodidade e conforto, o que requer elementos que remetem a essas sensações.

A textura é um elemento-chave na construção da decoração, com a mesma importância que a cor e os móveis, porém muitas vezes esquecida.

 

Como utilizar texturas na decoração

Muitas vezes não pensamos nas texturas e os efeitos positivos que elas trazem na composição, simples mudanças podem fazer toda a diferença.

Vamos começar pelos tapetes, um acessório que ajuda a definir os ambientes deixando o lar mais aconchegante.

Um tapete de banheiro bem fofinho e volumoso é capaz de contrastar com armários lisos e simples. Conseguiu perceber como um simples tapete pode transformar um banheiro em um ambiente mais sofisticado e bonito?

Além do tipo de material que o tapete é feito, o formato e a estampa ajudam a compor o visual. Um tapete de crochê tem a textura marcante e é capaz de transmitir uma sensação de aconchego ao ser colocado em um piso de cerâmica ou cimento queimado, por exemplo.

Os tapetes geométricos são uma ótima opção para quem deseja criar um ambiente moderno e pode se encaixar em diversos estilos de decoração, desde minimalistas aos mais extravagantes.

Outra excelente opção para criar texturas são as paredes! Dos florais aos com efeitos tridimensionais, o papel de parede é um elemento muito usado na decoração que nunca sai de moda. É uma maneira prática de trazer texturas e causar grandes mudanças.

Do estilo industrial ao vintage, a textura com revestimento de tijolinhos é uma das opções que estão em alta. Um sofá vintage de veludo ou um clássico de couro ajudam a contrapor com a textura rústica do tijolo da parede, criando um contraste elegante. Mas se a opção for o uso de objetos em ferro oxidado ou escovado, ficará mais ao estilo de decoração industrial.

Aproveitando o exemplo que acabamos de mencionar, experimente brincar com variedades de texturas nos tecidos. Uma ideia é colocar almofadas de diferentes materiais, mas em cores monocromáticas para harmonizar com os tons que compõem o ambiente.

Você também pode buscar o diferencial com cores análogas, aquelas que estão dispostas próximas uma das outras dentro do círculo cromático e com cores complementares, que são opostas e conferem um contraste entre uma cor e outra.

Outra ótima opção é aproveitar a textura natural das plantas, para influenciar na sua decoração. Suas formas, tonalidades, tamanhos e texturas proporcionam sensações, assim como os vasos e suportes que também são elementos que ajudam a transmitir a ideia do que se pretende ao ambiente.

Imagine o seguinte cômodo: um vaso com suporte pendurado próximo a uma parede texturizada ou um sofá de couro, é capaz de proporcionar outra função na composição do ambiente.

Trabalhar com texturas requer criatividade, bom gosto e personalidade. Não existem regras para ir em busca das texturas que mais agradam e combinam com o seu estilo de vida.

E então, prontos para misturar texturas na decoração do seu lar?

Fazer um comentário

Enviar
Precisa de Ajuda?