Ir para o conteúdo Ir para a barra lateral Ir para o rodapé

Como misturar estilos de decoração

Quem nunca passou horas dentro de uma loja de decoração, andando entre os corredores e seções, à procura de inspirações? É nesse momento que as dúvidas começam a aparecer.

Qual tipo de luminária escolher? Precisa ser tudo do mesmo estilo? E os móveis? Esses são os questionamentos mais comuns, ainda mais diante de muitas opções.

Ter dúvidas não significa não ter estilo, muito pelo contrário. É possível sim, ter interesse em vários campos da arte. Nada impede alguém que goste de Van Gogh gostar também dos traços modernistas de Tarsila do Amaral, decoração é justamente isso.

Do minimalismo aos estilos mais cuidadosos, a escolha da decoração para o seu apartamento pode não ser uma tarefa tão fácil, especialmente quando as escolhas também dependem de outras pessoas que moram no imóvel.

Mas será que é possível agradar a todos? A composição de estilos pode ser a solução para o grande impasse. Continue a leitura e descubra como isso é possível.

Busque referências

Trazer referências para escolher qualquer tipo de decoração é o primeiro passo que você deve buscar. Atualmente existem plataformas de decoração como o Pinterest, que são ótimas para ter ideias criativas, além de livros e revistas que abordam o tema. Procurar referências no Instagram, acompanhando designer e arquitetos, também é outra forma de se manter atualizado.

Estudar ambientes e planejar são passos fundamentais para não tomar decisões precipitadas. O interessante é montar opções que mais chamam a atenção, assim o mix de estilos será mais estratégico.

 

Decorar sem urgência

Decoração é algo muito pessoal e capaz de evoluir ao longo do tempo. As tendências entram e saem a todo o momento, surgindo em cada ano coisas novas. É comum também as pessoas mudarem seus gostos e começarem a ter interesse pelas novidades de design de interiores. Quando isso acontece, a mistura de estilos pode ser uma alternativa para incorporar novidades na decoração sem precisar desenvolver grandes mudanças.

É importante lembrar para quem está começando a decorar o lar que não é necessário fazer tudo de uma só vez. É possível compor a decoração aos poucos, adicionando peças com um real significado para seus moradores. Desta forma, mesmo que os itens tenham estilos diferentes, a decoração terá sentido.

Conheça os estilos

Conhecer os atributos de cada estilo ajuda a decorar com a finalidade de construir ambientes mais harmônicos. Abaixo destacamos alguns para inspirar você:

  • Minimalista

A principal característica deste estilo é o racionalismo. A decoração minimalista reflete um estilo de vida de quem busca viver com o princípio de “menos é mais”. O conceito traz a simplicidade do mobiliário como sendo foco principal na decoração, o que não o torna algo desinteressante ou sem vida.

Os ambientes podem ser cheios de elegância e personalidade com móveis inteligentes, multifuncionais e com design diferenciado.

  • Escandinavo

É marcado por seus traços retos que predominam por todo o ambiente, seja nos móveis ou nas paredes. A principal característica deste estilo é sua grande incidência de iluminação natural, o que ajuda a criar uma fusão de elementos clássicos e modernos entre a mobília de todo o ambiente. O uso de tapetes também ajuda a transmitir mais aconchego para cada local.

  • Industrial

O charme deste estilo está no aparente “falta de acabamento”, um estilo visual que valoriza a forma rústica e antiga do imóvel, com colunas de concreto bruto, parede de tijolo, metais, cores frias, entre outras.

  • Rústico

Uma decoração rústica remete ao conforto, às memórias afetivas das casas de veraneio e às fazendas. Combina muito bem com climas quentes e utiliza materiais como madeira com acabamento mais simples. Outro aspecto importante é a utilização de plantas, fibras e iluminação natural.


Para criar um ambiente agradável, e que tenha toques da sua personalidade, você pode abusar da criatividade. Diferentes estilos em um local é capaz de transmitir diferentes sensações.

Para quem mora com outras pessoas, sejam familiares ou amigos, misturar os estilos de decoração é uma maneira democrática de inspiração. Além disso, as personalidades diferentes que moram ali ganham espaços com a cara de cada um.

Misturar estilos de decoração dá muito certo! Crie ambientes em que os móveis e complementos fiquem em harmonia. O resultado é fantástico!

Fazer um comentário

Enviar
Precisa de Ajuda?