Ir para o conteúdo Ir para a barra lateral Ir para o rodapé

Como aumentar o poder de compra para o financiamento imobiliário

O crédito imobiliário é uma das alternativas mais utilizadas na compra de um imóvel. Por essa razão, é importante conhecer o seu potencial de financiamento imobiliário no começo da sua busca.

Entre os benefícios de comprar com o uso do financiamento está a possibilidade de uso imediato do bem, o que é excelente para quem não pode ou não quer esperar até ter todo o valor para o pagamento à vista.

Construir um planejamento financeiro é muito importante para que suas chances de obter crédito imobiliário aumentem, e ainda consiga efetivar suas parcelas com maior tranquilidade.

Qual o valor de imóvel que eu consigo financiar com a minha renda?

Para saber o valor máximo que você pode ter de financiamento é preciso apresentar ao banco sua renda familiar comprovada. Com posse dessa informação, a instituição bancária define o valor que você terá que dar de entrada, as prestações e as taxas de juros.

A receita é composta pela soma dos rendimentos de todos os integrantes da família que irão morar no imóvel, lembrando que o valor da prestação do financiamento não pode ultrapassar 30% da renda familiar mensal.

Essa condição é um fator fundamental para o valor do imóvel a ser financiado, ou seja, quanto maior for sua renda familiar, maior o limite. Para saber se você possui a renda mínima para financiar o imóvel que tem interesse de comprar, procure fazer uma simulação.

Antes de fazer a sua escolha é possível fazer um bom planejamento com ajuda de um simulador financeiro imobiliário. Assim, é possível ter uma visão clara dos valores envolvidos na transação e testar diferentes possibilidades.

Como aumentar o potencial de financiamento imobiliário?

Para aumentar seu poder de compra existem algumas práticas que podem te ajudar:

  • Aumentar a renda familiar: envolva todos os familiares que pretendem morar no imóvel para ajudar na composição da renda, aumentando assim o valor da parcela que pode ser financiada.
  • Melhorar o scoring: um bom histórico de crédito determina uma taxa de juros mais atrativa para o crédito imobiliário.
  • Financiar a uma idade menor: ao realizar um financiamento há a necessidade de um seguro habitacional. Um deles é o MPI (morte e invalidez permanente), cuja alíquota é calculada com base na idade do solicitante, desta forma quanto menor a idade, menor as chances de sinistralidade e as taxas empregadas no financiamento.

Como otimizar as chances de conseguir um financiamento imobiliário

Para se preparar e conseguir seu tão desejado imóvel, nós separamos algumas dicas para aumentar suas chances!

  • Verifique o status do seu CPF: é extremamente importante consultar o seu CPF e analisar se há alguma restrição em seu nome, você pode fazer isso pela internet acessando o site do Serasa. Esse é um dos pontos fundamentais para conseguir aprovação do financiamento.
  • Faça o cadastro positivo: o banco irá buscar o seu CPF no sistema para averiguar se você é ou não um bom pagador e ter um bom histórico de crédito é essencial.
  • Abra uma conta no banco em que você vai pedir o financiamento imobiliário: quanto mais tempo você for cliente do banco, maior também será seu histórico de crédito com ele. Desta forma, a instituição bancária entende a sua movimentação, avalia seu potencial de pagamento e pode aprovar o pedido mais rapidamente.
  • Concentre sua receita no novo banco: além de ter a conta é preciso usá-la para suas principais movimentações. Assim, ajuda a comprovar para o banco que a renda é suficiente para arcar com as prestações do empréstimo.
  • Use seu saldo do FGTS: O FGTS – Fundo de Garantia por Tempo de Serviço – é um excelente aliado, ele fica retido na Caixa Econômica Federal e pode ser sacado para a compra do imóvel. O saldo do FGTS pode ser sacado total ou parcialmente, para pagar a entrada do financiamento na compra à vista ou para amortizar o saldo devedor.

De que forma o score pode influenciar na aprovação do financiamento?

Para permitir o crédito, muitas instituições bancárias consultam o score do interessado. O score é uma pontuação calculada pelos órgão de proteção ao crédito (SPC e Serasa). Essas instituições avaliam o comportamento do consumidor, seu histórico de dívidas, de pagamentos de contas, o relacionamento com bancos, entre outros fatores para analisar as chances de inadimplência.

Essa pontuação vai de 0 a 1000, quanto mais alto sua pontuação, maiores são as chances de conseguir aprovação para o seu financiamento e consequentemente com menores taxas de juros. Para isso acontecer o ideal é alcançar um score acima de 700 pontos.

Como aumentar o score para conseguir financiamento imobiliário?

  • Pague suas contas: se for possível, pague suas contas antes do vencimento, essa prática é vista com bons olhos pelas instituições financeiras e até poucos dias de atraso podem reduzir seu score;
  • Cuide do seu nome: um consumidor que entra e sai constantemente da lista dos órgãos de proteção ao crédito é visto como mau pagador. Possuir débitos em aberto também diminui sua pontuação.

Como aumentar o potencial de compra?

O potencial de compra pode aumentar levando em conta alguns fatores:

  • Quanto maior for o valor que você conseguir pagar à vista, menor o valor financiado;
  • Se você tem interesse em comprar um imóvel na planta, faça pagamentos maiores com frequência e procure adiantar as parcelas mensais durante a construção do imóvel para conseguir diminuir o valor a ser financiado.

Outra condição que influencia no potencial de compra de um imóvel e nas condições dos bancos é a taxa de juros. Com a redução na taxa Selic para 2,25% ao ano, diminuíram também os juros do próprio financiamento, assim é possível financiar um bem com valor mais alto com a mesma renda ou financiar com parcelas menores.

É importante ressaltar que o prazo do financiamento também é relevante no cálculo do potencial de compra, quanto maior for o prazo, maior também é seu potencial de compra, levando em consideração que o prazo máximo é de 360 meses (30 anos).

Financiar um imóvel é uma ótima alternativa para você conquistar o seu sonho com maior agilidade e sem comprometer seu orçamento. Com todas as nossas explicações ficou muito mais fácil entender o seu potencial de compra e ter a tão sonhada aprovação de crédito imobiliário.

Entre em contato conosco e venha conhecer nossos empreendimentos disponíveis na Serra Gaúcha. Estamos sempre em busca de se reinventar e construir horizontes para que você possa viver melhor.

Fazer um comentário

Enviar
Precisa de Ajuda?