Ir para o conteúdo Ir para a barra lateral Ir para o rodapé

Construção Sustentável: importância e benefícios na construção civil

Construção Sustentável: importância e benefícios na construção civil

Construir imóveis com o mínimo de impacto ambiental é a premissa do mercado da Construção Civil na atualidade. Sendo um dos setores econômicos mais importantes do país e com grande força trabalhista, ele é também o setor industrial que mais gera resíduos sólidos no mundo todo, o que representa quase 50% de toda a produção mundial.

A construção sustentável representa uma mudança de perspectiva, otimizando o aproveitamento dos recursos naturais, conferindo qualidade de vida, bem-estar e cuidado no dia a dia das pessoas. Obras mais eficientes geram menos impacto ao meio ambiente, agregam valor ao imóvel e promovem economia nos custos da construção.

Conceito

O conceito de sustentabilidade nesse setor, diz respeito a ações que possam potencializar a parte econômica, gerem um futuro melhor para a sociedade e principalmente, que reduzam os impactos ambientais. Neste ponto, é relevante considerar materiais que possam ser reutilizados, buscar novas maneiras de gerar e economizar energia e alternativas para a exploração dos recursos naturais.

A construção sustentável pode ser descrita como edifícios que proporcionam equilíbrio entre o social, o ambiental e o econômico. Na esfera social, fatores como a condição do ar, conforto térmico e acústico, caminham juntos com a qualidade de vida das pessoas que moram, trabalham ou circulam nos mesmos. Já a perspectiva ambiental tem como foco reduzir o consumo total de energia e a produção de resíduos – trabalhando com a biodiversidade da terra e assim, gerando uma construção ecologicamente correta. A esfera econômica engloba os custos do ciclo de vida de uma construção, os riscos associados e as alternativas de inovação, o que permite a conservação e renovação da obra.

Planeje e desenvolva uma construção sustentável

Esse método já tornou-se uma demanda da sociedade, então é imprescindível que as novas construções viabilizem e tenham como foco a sustentabilidade. E como viabilizar a construção sustentável?

O planejamento da obra e a escolha correta dos materiais pode ser um bom ponto de partida. Projetos que otimizem o aproveitamento de luz solar, calor e ventilação natural, auxiliam na redução de gastos com iluminação e climatização. A utilização de matéria-prima 100% reciclável e livre de CO², confere mais inovação e economia à obra.

O design ecológico também pode ser uma boa forma de agregar sustentabilidade na construção. Isso se dá pela integração dos projetos e materiais em uma construção verde que otimiza o uso de energia, protege e conserva a água, melhora a qualidade do ambiente interno e aprimora as práticas operacionais e de manutenção.

O Green Building é prioritariamente a concepção, construção, operação e até eventual demolição de forma totalmente sustentável que você pode incluir no seu empreendimento e que garante benefícios econômicos, ambientais e a saúde. O foco é gerar o menor impacto ao meio, através de práticas que visem a manutenção da natureza e biodiversidade.

A construção sustentável pode diminuir o custo final do projeto e até seu tempo de conclusão. Para agregar ainda mais valor a sua obra, confira alguns dos principais benefícios de uma construção sustentável:

  • Redução do consumo de energia (iluminação e climatização) durante a fase de construção do empreendimento;
  • Redução do uso de matéria prima de custos elevados (ao trocar o aço por concreto leve, por exemplo);
  • Otimização no uso dos insumos ao reduzir o desperdício de materiais;
  • Aumento do aproveitamento de recursos;
  • Redução na geração de resíduos sólidos;
  • Economia com os custos de manutenção do empreendimento;
  • Facilitação da mão de obra, devido os materiais serem mais leves e menos nocivos;
  • Aumento da produtividade na construção;
  • Redução do impacto ambiental da construção sobre o meio ambiente e as comunidades vizinhas;
  • Produção de estruturas com mais resistência a deterioração;
  • Aumento da valorização de mercado para o imóvel construído e seu poder de revenda.

Você sabia que o Brasil é referência em construções sustentáveis? Isso mesmo, ele se encontra na 4ª posição nos países que mais desenvolvem empreendimentos sustentáveis.

Esse tipo de edificação é uma ótima forma de manter um padrão de excelência nas obras. Uma boa prática que você pode colocar em andamento são as certificações. Elas avaliam o desempenho sustentável e auxiliam na atração de clientes, que buscam por viver em locais que sejam sustentáveis e ecoeficientes. A certificação LEED Green Building Council é reconhecida internacionalmente e exige requisitos de sustentabilidade na Construção Civil como implantação sustentável, eficiência hídrica, energética e atmosférica e conforto ambiental, além de buscar capacitação técnica de profissionais, disseminar informações, práticas e conhecimentos, bem como promover processos de certificação.

Inclusive, a Elias Paludo Incorporações é membro do Green Building Council, instituição que valida o comprometimento com a construção sustentável e com a adoção de práticas eficientes e responsáveis do ponto de vista sócio ambiental. O selo GBC Brasil Condomínios é concedido a construtoras que tenham redução de resíduos enviados para aterros sanitários, criem ambientes mais saudáveis e produtivos, resultando em aumento da qualidade de vida, saúde e bem-estar, além de reduzir emissões de gases de efeito estufa e conservar energia e água.

Temos como primordial em nossas construções o uso de materiais e serviços mais eficientes e responsáveis ao meio ambiente. Trabalhamos para proporcionar muito mais conforto e qualidade de vida a cada um de nossos clientes, sem deixar de lado nossa preocupação com ecossistema, construindo um futuro sustentável.

Fazer um comentário

Newsletter

Receba nossas novidades antecipadamente.

     

    Desenvolvido por TREVL

    Enviar
    Precisa de Ajuda?