Ir para o conteúdo Ir para a barra lateral Ir para o rodapé

8 passos para fazer uma boa mudança de apartamento

Uma mudança de apartamento, de longe parece ser uma tarefa simples, mas com planejamento prévio podemos ter uma visão mais leve desse processo.

Escolher um novo lar sempre tem um bom significado, pode trazer novas possibilidades, muitas vezes é uma decisão que tomamos para ter mais espaço, para sair do aluguel e morar no imóvel próprio, estar melhor localizado na cidade, tudo pensando no conforto e bem-estar da família.

Para realizar uma boa mudança de imóvel é muito importante se atentar aos detalhes, fazer um planejamento prévio. Seguindo esses 8 passos você não terá imprevistos na hora de se mudar.

1. Hora do planejamento: reserve um tempo para planejar a mudança de apartamento, não é possível ter uma mudança bem organizada da noite para o dia.

Você pode criar um check list, com todas as tarefas a serem feitas, se possível organizadas com datas específicas para cada uma, assim quando chegar o dia, todas as coisas estarão no seu devido lugar.

2. Organizar e embalar os objetos: utilize etiqueta ou um canetão para marcar as caixas por cômodo, também é importante destacar onde estão os objetos frágeis. Reserve um bom tempo para esta tarefa e seja bem organizado.

Aproveite este momento para separar o que você usa e o que não usa, o que não serve mais para você ou está guardado a tempo sem utilidade, pode ser doado para ONGs ou famílias que estejam precisando.

Sobre as caixas utilizadas, não vá direto comprar novas, antes verifique se você não consegue em mercados ou outros estabelecimentos, essa ação pode fazer você economizar e ajudar o meio ambiente, reutilizando as caixas que iriam fora.

3. Separar peças de roupas: muitas vezes à mudança pode levar mais de um dia para ser concluída, ainda mais se contarmos com a organização do novo apartamento, preparar um kit de emergência com itens utilizados no cotidiano, vai evitar dores de cabeça.

Coloque em uma mochila, roupas para cada membro da família, itens de higiene pessoal, escovas de dente, sabonete e produtos de limpeza utilizados no dia a dia.

4. Usar as próprias malas: Para acomodar suas roupas nada melhor que utilizar as suas malas de viagem, assim você economiza as caixas, utilizando no que é necessário e evita que as roupas sejam amassadas ou sujas por estarem em caixas inadequadas.

5. Separar por cômodo: no momento de embalar suas coisas, faça um cômodo por vez e finalize um para iniciar outro, lembre da dica de identificar na caixa de qual ambiente são os objetos.

Na hora de levá-los ao novo apartamento você já consegue deixar cada um em seu respectivo ambiente, facilitando na hora de desencaixotar.

6. Ligar para as operadoras de serviço: você precisa contatar os serviços de água, luz, internet, TV , entre outros, para informar a sua mudança de endereço e fazer a transferência dos mesmos. É de extrema importância se atentar a isso, pois alguns destes serviços exigem agendamento para atendimento.

7. Informar o síndico que vai fazer a mudança de apartamento: é importante informar o síndico do seu atual apartamento e do seu novo, combinando o dia e horário da mudança.

Alguns edifícios têm suas normas específicas para realização de mudanças, como, por exemplo, horário determinado, necessidade de agendamento, dias específicos da semana para essa atividade, entre outras.

8. Caixa de ferramentas: uma mudança de apartamento vai exigir algumas ferramentas, que vão ser utilizadas durante a montagem e desmontagem dos móveis e fixação objetos de adorno nas paredes.

Seguindo esses passos você fará uma mudança de apartamento muito mais agradável e ao final verá que não é tão complicado quanto parece, lembre-se, o planejamento e organização são fundamentais.

Fazer um comentário

Enviar
Precisa de Ajuda?